Para responder a essa pergunta, o primeiro detalhe que precisa ser entendido é o que faz uma marmoraria. E a resposta é bem simples: a marmoraria é a empresa que realiza a customização de chapas de pedras ornamentais que vêm das pedreiras para o cliente final.

Customizar essas pedras é nada mais que transformar a matéria prima no projeto sob medida do cliente, seja em revestimentos de pisos e paredes ou no desenvolvimento de pias, de bancadas, de mesas etc. São inúmeras as possibilidades de aplicações e os tipos de pedras ornamentais. As compras dos produtos podem ser feitas pelo cliente final ou por intermediários, como arquitetos, engenheiros, construtores, designers e outros profissionais da construção civil.

Mas o trabalho da marmoraria não termina na compra. Aliás, ele apenas começa nela. A partir daí, é preciso realizar a medição no local, realizar ajustes no projeto, produzir o material e entregar. Veja que são muitos detalhes. Por isso, a escolha da marmoraria faz toda a diferença para que você não tenha dores de cabeça.

Então, separamos 10 dicas que você deve levar em conta para a escolha da sua marmoraria em Sete Lagoas (MG) e região. Se você não está nessa cidade, claro que pode utilizar essas dicas para escolher a marmoraria ideal em qualquer lugar do país. Vamos lá?

1 – Analise o atendimento

Esse é o primeiro ponto a ser observado, já que será seu primeiro contato com a empresa. Na verdade, atendimento não deveria nem ser um diferencial entre as empresas. Mas, infelizmente, ainda existem locais em que os clientes não são tratados com a devida atenção e com o devido cuidado. Atualmente, são tantas opções no mercado que o cliente pode simplesmente escolher outra empresa para realizar a compra.

Dessa forma, como o atendimento ainda pode ser considerado um diferencial, esse é o primeiro ponto a ser observado por você na escolha da sua marmoraria. Se você for bem atendido, de forma educada, com agilidade e seriedade na prestação das informações e no esclarecimento das suas dúvidas, saiba que podem ser indicativos de que essa é uma boa empresa. Afinal, ela se preocupa com você.

2 – Analise se é um serviço profissional ou um serviço experiente

Pelo próprio atendimento e na análise da estrutura física da marmoraria, você já poderá identificar esse segundo ponto. Existe uma diferença entre um serviço experiente e um serviço altamente profissionalizado. Um serviço meramente experiente pode te gerar dor de cabeça se não tiver profissionalismo. Geralmente, são “empresas aventureiras” que visam principalmente o lucro e deixam a qualidade de lado.

Um serviço profissional é detalhista em todas as etapas de produção e de aplicação do produto. Com isso, envolve o cumprimento de normas e procedimentos, o uso de equipamentos adequados e específicos e um controle rígido de qualidade. Além disso, um serviço profissional irá indicar a você as melhores opções para o seu projeto específico com base em informações técnicas.

3 – Capacitação da equipe e especialização da mão de obra

Um serviço profissional só pode ser executado por uma equipe que é constantemente capacitada. Como você viu na dica anterior, há uma diferença entre profissionalismo e apenas experiência. Portanto, confira se a marmoraria conta com profissionais que são capacitados e especializados em cada etapa de produção. Não se acanhe em pedir ao vendedor para visitar a linha de produção da marmoraria e para conversar com quem está lá. Além disso, aproveite para conferir os equipamentos e o estoque de pedras. Isso, inclusive, nos leva ao quarto ponto.

4 – Oferta de materiais

Atualmente, as melhores marmorarias não vendem apenas mármores e granitos. Há um leque enorme de pedras ornamentais naturais e industrializadas que podem servir de opções para você. Então, verifique se a marmoraria possui uma oferta ampla de produtos para lhe oferecer. Marmorarias que possuem uma oferta restrita de produtos impede que você conheça novas e melhores opções. Além disso, uma marmoraria que prima pela agilidade na prestação dos serviços precisa contar com um estoque mínimo de pedras ornamentais. Peça ao vendedor para te mostrar as pedras em estoque e em exposição.

5 – Tempo no mercado, confiança, responsabilidade e organização

Há quanto tempo a marmoraria está no mercado? Esse é um forte indicativo da solidez da empresa. É, ainda, um indicativo importantíssimo que dará a você a confiança de que toda a sua compra e o seu projeto sairão conforme o planejado. Claro que esse terceiro ponto não deve ser analisado de forma única. Alie aos outros fatores. É, portanto, um indicador, não uma certeza.

Busque, também, referências com outros clientes que já compraram na marmoraria que você está considerando fechar negócio. Uma busca rápida pelo Google e pelas redes sociais lhe dará um norte. Por outro lado, pelo próprio atendimento e pela agilidade das repostas que você precisa, você também saberá avaliar se é uma marmoraria que prima pela responsabilidade e cumpre o que promete aos clientes.

E há outro detalhe importante: organização. Chegando à loja física você já conseguirá identificar se a marmoraria possui um mínimo de organização tanto na forma de atendimento, quanto na exposição de produtos, logística de entrega etc. Além disso, veja se a empresa possui profissionais certos para você se reportar sobre entregas, pagamentos e planejamento.

6 – Matéria prima de qualidade e inovação

Você sabia que as pedras ornamentais possuem certos níveis de qualidade? Exatamente! Uma mesma pedra pode ter níveis diferentes de qualidade. E muitas vezes os vendedores das marmorarias não explicam isso para você. Talvez você compre uma pedra de menor qualidade pagando o preço de outra de maior qualidade. Então, é preciso ficar atento a esses detalhes.

Verifique também de onde vem a matéria prima. Pergunte ao vendedor a origem das pedras, quais são os principais fornecedores e pesquise a reputação deles. Com essa pesquisa você também irá perceber o nível de inovação na oferta de produtos. Como você viu na dica anterior, há inúmeros produtos além de mármores e granitos. Em outra palavras, sua marmoraria deve estar atenta ao mercado e oferecer soluções inovadoras.

7 – Projetos sob medida

Mesmo utilizando a mesma pedra, um projeto é único. É o seu projeto. Portanto, precisa ser feito sob medida. A marmoraria precisa ter uma equipe especializada na medição e no desenvolvimento do seu projeto. Isso por que não é sempre que você terá o auxílio de arquitetos, de engenheiros ou de designers. Talvez você precise comprar diretamente, sem intermediários. E mesmo com intermediários, talvez sejam necessários ajustes e adaptações. Então, escolha uma marmoraria que tenha profissionais com essa expertise. Lembre-se que o acompanhamento do seu projeto por um profissional pode reduzir em até 30% o seu custo e diminuir em duas vezes o tempo médio de atraso.

8 – Custo-benefício

Esse, com certeza, é um detalhe que você precisa ficar atento. Você nunca pode escolher uma marmoraria pelo preço. Todos os fatores devem ser analisados em conjunto. Lembra da dica 6? Você pode estar comprando um material de menor qualidade achando que está mais barato do que em outra marmoraria. E, na outra, o produto é de melhor qualidade. Então, não deixe de avaliar todas as dicas que apresentamos aqui para sua escolha final.

9 – Show Room

Quer verificar se a marmoraria é realmente boa no que se propõe a fazer? Escolha uma que possui o próprio show room. Assim, você conseguirá identificar a qualidade e o acabamento dos próprios produtos da marmoraria instalados em um ambiente para sua visitação. Ao entrar em contato, pergunte se a empresa possui um show room que você possa visitar.

10 – Pós-venda e garantia

A venda, em síntese, não acaba na entrega e na instalação do produto. Uma boa empresa com certeza lhe dará suporte de pós-venda, avaliando sua satisfação e dando dicas a você de como manter o seu produto, por exemplo. Eventualmente, talvez você tenha dúvidas posteriores, mas será que a marmoraria lhe oferece a oportunidade de conversar com um profissional depois? Afinal, confiança se estabelece também pelo relacionamento. Ademais, outro ponto é com relação à garantia. Verifique se a marmoraria te informa claramente dos seus direitos com relação à garantia produto. Lembre-se que a garantia é prevista na legislação de Defesa do Consumidor.

CONCLUSÃO

Neste artigo, apresentamos a você as 10 principais dicas para te auxiliar na escolha da melhor marmoraria não apenas em Sete Lagoas (MG), mas em qualquer lugar que você esteja. Agora que você leu esse artigo, está preparado para não errar nessa escolha.

Em conclusão, fique atento para avaliar cada um desses itens. Se analisados em conjunto, você com certeza não escolherá uma marmoraria apenas peço preço, já que esse é um grande erro. Há vários outros itens que influem em uma melhor compra e que vai minimizar suas dores de cabeça e evitar gastos futuros desnecessários ou retrabalho. Acima de tudo, pesquise bastante.

Comente aqui embaixo o que você achou dessas dicas. Aliás, se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso time de especialistas. Além disso, você também está convidado para visitar Show Room da Edmármores Granitos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!